A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, reuniu, no auditório do Sebrae-PB, técnicos das Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e do Trabalho, para elaborar o Plano Plurianual (PPA) – Eixo Vigilância em Saúde. A proposta visa integrar os diferentes setores da saúde, definir metas e estratégias conjuntas e estruturar ações que resultem em impactos positivos e resolutivos na saúde da população pessoense.
A construção do documento conta também com a participação de técnicos da Diretoria de Atenção à Básica, além de representantes das áreas de Administração e Finanças, fundamentais no planejamento e viabilização dos recursos voltados para a assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Plano Plurianual é um instrumento de gestão que estabelece as diretrizes, programas e ações prioritárias para um período determinado, orientando os investimentos e recursos a serem aplicados, bem como os resultados esperados em cada área contemplada, o que impacta diretamente na assistência e cuidado da população.
Segundo Danielle Melo, gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a construção do PPA representa um avanço importante na forma de planejar estratégias para saúde pública da capital. “Essa é uma ferramenta que estamos desenvolvendo com a participação ativa de diversos setores assistenciais. Isso fortalece as ações de forma estratégica e garante mais eficiência na entrega dos serviços à população. É um trabalho que repercute diretamente na vida do usuário que está na ponta do sistema, que necessita de um cuidado integral, resolutivo e humanizado”, destacou
A primeira etapa do processo envolve o levantamento situacional das áreas envolvidas, definição de eixos temáticos, objetivos estratégicos, estruturação dos programas e ações, projeção de custos, estabelecimento de metas e indicadores de desempenho, culminando com a consolidação e aprovação do plano pelos gestores da pasta.
“Com essa construção participativa e integrada, a Secretaria de Saúde de João Pessoa reforça seu compromisso com a qualidade da gestão pública e a efetividade das políticas de saúde, alinhando planejamento técnico com a participação e compromisso dos profissionais que atuam diretamente no planejamento e na assistência dos serviços voltados à população”, completou a gerente.