Fotos: Acervo CASAN
A inovação na oferta de um novo serviço no saneamento em municípios do Oeste, a coleta de lodo nos imóveis, é um dos destaques do 12 Encontro Técnico da CASAN nesta quinta-feira (28). Pela primeira vez o evento acontece em Chapecó, reunindo aproximadamente 300 profissionais da Companhia.
Implantado de forma pioneira no município de Descanso, extremo oeste, o Programa Esgotamento Sobre Rodas já chegou às cidades de Água Doce, Iporã e Mondai. E, ainda este ano, a estratégia deve ser expandida para os municípios de Belmonte, Bandeirante, Barra Bonita e Paraíso.
O novo serviço de coleta e tratamento de lodo avança também para a região do Vale do Itajaí, seguindo a meta da CASAN de beneficiar 140 cidades catarinenses de até 15 mil moradores.
“Essa é uma das estratégias da CASAN para atender o Marco do Saneamento, permitindo uma limpeza constante das fossas que já existem nos imóveis e fazendo com que esse sistema individual de tratamento de esgoto de fato colabore com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável de Sacra Catarina”, destaca o diretor-presidente da Companhia, Édson Moritz.
Direcionado a solucionar o problema do lodo acumulado nas fossas sépticas, que pode colapsar as estruturas e provocar danos ambientais, o Programa Esgotamento Sobre Rodas envolve também trabalho colaborativo com empresas de caminhões limpa-fossa para a programação da limpeza periódica.
O objetivo é avançar na coleta e tratamento de esgoto e atender ao Marco Legal do Saneamento, levando em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que a Companhia opera. Entre 194 cidades em que atua, 140 têm até 15 mil habitantes – um cenário de baixa densidade populacional, que torna, em muitos casos, inviável a implantação de longas redes e grandes Estações de Tratamento de Esgoto.
Capital do Oeste discute captação de recursos sustentáveis
Financiamento, governança e inovação estão também entre os temas em discussão nesta quinta-feira, 28, no segundo e último dia do Encontro Técnico da CASAN em Chapecó.
Além de ter como foco o papel estratégico da Comunicação no saneamento, a manhã desta quinta-feira prevê palestra técnica sobre governança corporativa como gestão estratégica para o fortalecimento da CASAN.
Na sequência, o diretor financeiro da Companhia, Carlos Ivan Sturzbecher, apresenta a experiência da CASAN na captação de recursos sustentáveis e de baixo custo.
“Na prática, a Companhia vem ampliando e diversificando suas fontes de financiamento, combinando mercado de capitais, bancos públicos, organismos multilaterais, linhas azuis etc. O resultado é a redução contínua do custo da dívida, maior credibilidade junto ao mercado, reconhecimento com a elevação do rating e, principalmente, mais segurança para assegurar os investimentos necessários à expansão do saneamento em Santa Catarina”, explica o diretor financeiro.
Durante os dois dias de evento estão sendo abordados temas como gestão eficiente de recursos hídricos, redução de perdas, eficiência energética, governança, transparência e compliance no setor de saneamento, modelos de financiamento e parcerias público-privadas estão os diversos temas que serão abordados durante os dois dias de evento.