Neste sábado (13/9), o Governo de Minas abriu consultas públicas para projetos de concessão do transporte coletivo aquaviário por balsas no reservatório da Usina de Furnas e concessão para construção da ponte entre Cássia e Delfinópolis, no reservatório da Usina Mascarenhas de Moraes. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), marca um avanço importante na mobilidade regional, com foco em segurança, eficiência e qualidade de vida para a população.
Travessias por balsas no Lago de Furnas
O projeto prevê a modernização e operação de sete travessias intermunicipais por balsa. São elas:
-
Pontal/Penas (entre São João da Barra e Guapé)
-
Fernandes (entre Guapé e Cristais)
-
Águas Verdes (entre Carmo do Rio Claro e Campo do Meio)
-
Fama (entre Fama e Campos Gerais)
-
Pontaletes (entre Paraguaçu, Elói Mendes e Três Pontas)
-
Mendes (entre Campo Belo e Nepomuceno)
-
Itaci (entre Carmo do Rio Claro e Itaci)
Lote 12: Ponte Cássia-Delfinópolis
Outro destaque é a construção da aguardada ponte entre Cássia e Delfinópolis, com 1.280 metros de extensão. A nova ponte vai conectar os municípios, colocando fim a décadas de isolamento e facilitando o deslocamento diário de cerca de 780 veículos — mais da metade de todo o fluxo atual das travessias da região.
Investimento e parceria
Com investimento previsto de R$ 161 milhões, o projeto é fruto de parceria entre o Governo de Minas e a Eletrobras, atual proprietária das balsas e responsável pela sua manutenção, que fará a doação dos equipamentos para os municípios. No modelo vigente, o serviço é operado pelas prefeituras, que enfrentam limitações técnicas e financeiras — contexto que a concessão busca superar.
“Esse é um momento histórico para Minas Gerais. Com a abertura das consultas públicas, queremos ouvir quem mais entende da realidade local: os moradores e usuários. Esse diálogo é essencial para que o projeto atenda às necessidades reais da população e promova mais segurança, regularidade e conforto”, afirma Pedro Bruno, Secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias.
Participação popular
A proposta será debatida em audiências públicas na região, com datas e locais a serem divulgados em breve pela Seinfra.
Os cidadãos interessados poderão enviar sugestões até o dia 12/10. As contribuições devem ser encaminhadas para os e-mails [email protected] ou [email protected], devidamente identificadas e fundamentadas conforme o Regulamento de Participação em Consulta Pública.
Mais detalhes sobre os projetos estão disponíveis no site da Seinfra, em Consulta Pública Lago de Furnas e Consulta Pública Ponte Cássia-Delfinópolis, e no portal da Unidade de Parcerias Público-Privadas do Estado de Minas Gerais, nas abas de transporte aquaviário no Lago de Furnas e ponte Delfinópolis-Cassia.
Próximos passos
Além de melhorar o transporte, a iniciativa deve impulsionar o desenvolvimento regional, com impactos positivos no agronegócio, no turismo e na economia local. Com a abertura das consultas públicas, o próximo passo será a publicação dos editais, prevista para ocorrer ainda em 2025.