Ícone do site PROKURA

IFSP participa de lançamento do Territórios Brasil Rural – IFSP

Instituto é parceiro do programa que busca fortalecer territórios rurais e apoia a agricultura familiar 

Evento-MDA-IFSP4

Evento-MDA-IFSP3

Evento-MDA-IFSP2

Evento-MDA-IFSP1

Evento-MDA-IFSP

 

O Instituto Federal de São Paulo participou, no último sábado (13), do lançamento do Territórios Brasil Rural — Programa Nacional de Desenvolvimento Territorial Sustentável. A iniciativa tem como objetivo organizar espaços geográficos definidos como territórios rurais e apoiar a agricultura familiar, os povos originários e as comunidades tradicionais. O evento foi realizado na cidade de Promissão, interior de São Paulo. 

O IFSP é parceiro do programa, que será expandido para todo o território nacional. Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Scarazzati, o Instituto já iniciou suas ações no projeto. “Temos hoje em São Paulo 13 agentes territoriais que estão trabalhando na articulação de dez territórios em todo o estado. Estamos aqui para celebrar esse dia do lançamento, para o país todo”, afirmou. 

Scarazzati destacou ainda que o IFSP atua em diversos projetos ligados à agricultura familiar e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. “É um momento de alegria, em que vemos a concretização de um trabalho que está apenas começando, e esperamos contribuir para o desenvolvimento dos territórios, dos arranjos sociais e produtivos locais e do meio rural, dentro das finalidades do IFSP”, completou. 

O secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental, Moisés Savian, ressaltou que, além do IFSP, a Universidade de Brasília também é parceira do programa. Ele explicou que a política de desenvolvimento territorial busca levar as políticas públicas para serem discutidas em cada território. Para isso, foi criada a plataforma Territórios Brasil Rural, que reúne dados socioeconômicos e ambientais, como população, número de estabelecimentos agropecuários e beneficiários de políticas públicas. 

A plataforma funciona como uma “biblioteca” dos territórios, reunindo mapas, estudos acadêmicos, planos de desenvolvimento e documentos produzidos por atores locais, que podem contribuir continuamente com novos conteúdos. Savian afirmou que o sistema permite que os territórios se reúnam, discutam e participem da construção das políticas públicas. 

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, agradeceu a parceria do IFSP e destacou a importância da colaboração para disseminar o programa em todo o estado e país. “Vamos trabalhar juntos para que possamos enraizar as políticas públicas nos territórios, tornando-as políticas de Estado, permanentes e capazes de transformar a realidade de cada território brasileiro”, declarou. 

Confira o vídeo do evento:

 

Sair da versão mobile