Abertura de espaço para o diálogo entre ciência, gestão pública e sociedade civil para fortalecimento da integração de políticas públicas climáticas com o conhecimento técnico-científico produzido em Santa Catarina e no Brasil é o principal objetivo do II Seminário Catarinense de Adaptação às Mudanças Climáticas. Com o tema: ‘Ciência e Governança’, o seminário será realizado dia 1º de outubro, das 8h às 17h, no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS). As inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/vKi9jhwFMpAeoG6y9.
“O seminário é um espaço fundamental para aproximar ciência, gestão pública e sociedade na construção de soluções para os desafios climáticos. Mais do que debater ideias, o encontro vai promover a troca de experiências e a definição de estratégias de adaptação que fortalecem políticas públicas e garantem respostas efetivas para toda a sociedade”, destaca o secretário da Semae, Emerson Stein.
O evento é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), em cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e do Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima) e vai proporcionar a troca de experiências, a apresentação de estudos de caso, a difusão de tecnologias e metodologias, além da construção coletiva de diretrizes e estratégias de adaptação. No evento, acontecerá o lançamento oficial da Iniciativa ‘AdaptaCidades em Santa Catarina’, um programa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), apoiado pela Semae, para elaboração de Planos de Adaptação em municípios catarinenses selecionados.
“Nosso objetivo é transformar conhecimento em ação. O seminário reúne diferentes olhares e expertises para que possamos pensar juntos estratégias de adaptação às mudanças climáticas em Santa Catarina, alinhando ciência e políticas públicas em benefício direto da sociedade”, pontua a Gerente de Clima e Energia da Semae, Cristiane Casini Bitencourt.
O II Seminário Catarinense de Adaptação às Mudanças Climáticas vai contar com painelistas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ministério de Ciências, Inovação e Tecnologia (MCTI), GIZ Brasil, ICLEI, WRI Brasil, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN), Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina (SIE), Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), SEBRAE/SC, Unochapecó, Movimento ODS/SC, com apoio do CREA-SC. Os painéis vão abordar temas como Ciência, Cidades e Justiça Climática, além de Planos de Adaptação e Financiamento de Ações em Adaptação.
Serviço
O quê: II Seminário Catarinense de Adaptação às Mudanças Climáticas;
Quando: 1º de outubro de 2025, das 8h30 às 17h;
Onde: Auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Rua Cândido Ramos, 250, Capoeiras, Florianópolis/SC.
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/vKi9jhwFMpAeoG6y9.
Confira a programação completa:
Credenciamento e Café de Boas-Vindas
8h30 às 09h
Mesa de Abertura/ Lançamento da Iniciativa AdaptaCidades
09h às 10h
Conferência de Abertura
Impactos das Mudanças Climáticas em SC
Pedro Luiz Borges Chaffe – UFSC
10h às 10h30
Painel 1: Ciência, Cidades e Justiça Climática
Moderação: Lindbergh Nascimento – UFSC
Sávio Túlio Oselieri Raeder – MCTI
Gabriela Borges da Silva – UnoChapecó
Stephani Gaeta Sanches – MPSC
10h30 às 12h
Intervalo para Almoço
12h às 13h30
Painel 2: Planos de Adaptação Integrados: do Nacional ao Local
Moderação: Gilson Zimmermann – ODS/SC
Lincoln Muniz Alves – MMA
Francisco da Veiga Lima – GIZ
Cibele Carneiro – ICLEI
Thays Saretta Sulzbach – SEBRAE
13h30 às 15h
Coffee Break
15h às 15h30
Painel 3: Ações e Financiamentos em Adaptação
Moderação: Guilherme Dallacosta – SEMAE
Luana Betti – WRI
Clodine Ribeiro Alves – SEPLAN/SC
Edinei Coser – SIE/SC
João Paulo Kleinubing – BRDE
15h30 às 17h
Encerramento
17h