Cícero Lucena apresenta cartilha para gerentes e anuncia premiação por metas alcançadas na Saúde

O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (23), o Guia de Processos de Trabalho para Gerentes das Unidades de Saúde da Família (USF), com o objetivo de capacitar as equipes e garantir um atendimento cada vez mais eficiente e humano.

Durante a solenidade, realizada na Policlínica de Jaguaribe, o gestor anunciou uma premiação de R$ 6 mil para as Equipes de Saúde da Família que atingirem as metas estabelecidas pela Secretaria Municipal (SMS-JP).

“Solicitamos a todos os gerentes das Unidades Básicas de Saúde que monitorem a atuação de cada servidor, com o objetivo de aprimorar a qualidade do atendimento à população. Buscamos eficiência, respeito e a otimização dos recursos físicos, materiais e equipamentos existentes, visando a excelência dos serviços prestados à população, a quem temos o dever e a responsabilidade de atender”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

O vice-prefeito Leo Bezerra lembrou que a gestão municipal já requalificou e modernizou mais de 80 unidades de saúde desde 2021, incluindo USFs, policlínicas e hospitais. Agora, o foco é a qualificação da Atenção Básica. “Fomos nós que instituímos o Samu, implementamos os PSFs, reabrimos o Hospital Santa Isabel. A humanização do sistema é o nosso objetivo, e conto com o apoio de todos”, destacou Leo Bezerra.

Composta por 14 profissionais multidisciplinares, a Equipe de Saúde da Família é responsável por colocar em prática diversas ações de acolhimento e cuidado. O guia apresentado pelo prefeito Cícero Lucena reúne orientações gerais e descreve as atribuições de cada integrante, garantindo mais eficiência na rotina das unidades.

O secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira, destacou o investimento permanente da gestão na área. “O prefeito Cícero Lucena investe quase 30% do orçamento municipal em saúde e segue promovendo a qualificação das equipes, o que se reflete diretamente na melhoria do atendimento à população”, afirmou.

“Nosso objetivo é capacitar esse agente fundamental, que é o gerente da unidade, responsável por organizar toda a logística do atendimento. Essa cartilha o empodera, detalhando suas atribuições e fortalecendo a interação com o cidadão”, completou o secretário.

A Unidade de Saúde da Família (USF) é o primeiro ponto de contato do cidadão com o sistema público de saúde. A partir desse acolhimento inicial, são definidos os próximos passos no cuidado. A diretora de Atenção à Saúde, Rosseli Leite, reforçou que o guia padroniza e esclarece as atribuições de cada profissional, eliminando dúvidas e fortalecendo a gestão.

“Este é um momento de aprendizado e reflexão, com foco na melhoria contínua do cuidado ao paciente. Nossa intenção é aprimorar o que já foi implementado, valorizando as conquistas e buscando constantemente a excelência no acolhimento e no atendimento”, concluiu.