Diretora de CTI e equipe interagiu com as empreendedoras e autoridades no estande da Fundação e demais espaços de conexão do evento – Fotos: Milena Nandi/Fapesc
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) participou nesta quinta e sexta-feira, 30 e 31, do Delas Summit, considerado o maior evento de empreendedorismo feminino do Sul do país. Realizado em Florianópolis, o evento reuniu 7,5 mil pessoas de 21 estados brasileiros. A Fapesc participou do evento com um estande, onde sua equipe tirou dúvidas sobre os editais de fomento para apoiar o empreendedorismo, recebeu sugestões e demandas e esteve presente em debates no palco do evento.
A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da Fapesc, Valeska Tratsk, representou a fundação na abertura do evento, na quinta-feira, 30, e apresentou a palestra Mulheres de Impacto: o papel do Governo de SC no fomento ao empreendedorismo feminino além dos negócios, na sexta-feira, 31.
No primeiro dia do evento, a Fapesc lançou com a presença da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, de secretárias de Estado, pesquisadoras e lideranças femininas nas áreas de educação, o relatório “Mulheres de Impacto: da Ciência à Inovação em Santa Catarina”, um documento inédito com dados e informações sobre a participação na pesquisa, tecnologia, inovação e empreendedorismo, a evolução ao longo dos anos da presença feminina no ecossistema e demonstra como ações de apoio do Governo do Estado, por meio de editais da Fapesc, colaboram com a melhoria de cenário.
A vice-governadora Marilisa Boehm destacou o caráter do Delas Summit, que promove “um encontro de mentes e corações que acreditam no poder transformador das mulheres”. Segundo ela, o evento destaca a força de quem não espera as oportunidades: as cria. De quem faz do trabalho, da coragem e do amor os seus maiores instrumentos de transformação. “Celebramos as mulheres que ousam sonhar, agir, empreender, e inspirar outras a fazer o mesmo. O empreendedorismo feminino é uma das maiores forças do nosso tempo. Ele movimenta economias, transforma realidades e abre caminhos para uma sociedade mais justa e equilibrada. E quando uma mulher prospera, ela eleva toda uma comunidade. Ela muda a vida da sua família, transforma o bairro, influencia outras mulheres, fortalece o Estado. Como vice-governadora e como mulher, eu acredito que empoderar mulheres não é um gesto simbólico, é uma decisão estratégica e inteligente”, ressalta.
A diretora de CTI da Fapesc salienta a importância de a fundação estar presente em encontros como o Delas Summit, que promove conexões estratégicas com empreendedoras de diferentes lugares. “A participação da Fapesc no Delas Summit reforçou a presença do Governo do Estado como apoiador e fomentador do empreendedorismo feminino. Nestes dois dias nos conectamos com mulheres fantásticas que estão à frente de negócios e ideias que mostram o potencial de nosso estado. Temos certeza de que quanto abrirmos a edição de 2026 os editais do Mulheres+Tec, para líderes de startups e spin-offs, e o Mulheres+Pesquisa, para pesquisadoras, e os demais editais de fomento para inovação, teremos muitas mulheres enviando ótimos projetos para a Fapesc”, afirma.
O Delas Summit é uma promoção do Sebrae/SC, que em 2025 reuniu 120 palestrantes e 300 expositoras.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / [email protected]
Telefone: (49) 98878-7828
