Prefeitura avança com as obras do Anel Viário e interdita trecho da Estrada da Posse – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Durante a interdição, a CET-Rio vai direcionar o tráfego para a nova pista. Arte: CET-Rio

A Prefeitura do Rio avança com as obras do Anel Viário de Campo Grande para a construção dos acessos ao túnel sob o Morro Luiz Bom, que entram em nova fase a partir de sexta-feira (07/11), com a interdição do trecho da Estrada da Posse, entre as ruas Abel Ferreira e Valdir Azevedo, em Campo Grande.

Durante o período de interdição, a CET-Rio vai direcionar o tráfego para a nova pista já construída, garantindo a continuidade da circulação sem alterações no fluxo principal da via. A operação contará com sinalização específica e apoio de operadores de tráfego. Os moradores da região de Adriana, em Campo Grande, devem ficar atentos às rotas indicadas para entrada e saída do bairro, seguindo a sinalização instalada e as orientações das equipes em campo. Pedestres deverão utilizar os caminhos seguros implantados no local.

A intervenção do Anel Viário integra o Plano de Mobilidade de Campo Grande, o maior programa de mobilidade urbana em andamento na cidade. Com mais de 350 mil moradores, Campo Grande é o bairro mais populoso do país, e o conjunto de obras conduzido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), está modernizando a infraestrutura viária da região, reduzindo congestionamentos e melhorando a qualidade de vida da população.

O Anel Viário de Campo Grande é uma das principais obras do plano, com investimento de R$286 milhões e 5,7 km de extensão. O projeto inclui o primeiro túnel do bairro, sob o Morro Luiz Bom, além de um mergulhão que conecta a Estrada do Monteiro ao viaduto Alim Pedro, sob a Avenida Cesário de Melo, inaugurado em julho de 2024. A obra também prevê melhorias de drenagem, pavimentação e calçadas em 17 vias da região.

Além do Anel Viário, o plano contempla outras grandes intervenções estruturantes, como duplicação de vias, novas saídas para Avenida Brasil e requalificação completa de corredores estratégicos como as avenidas Cesário de Melo, Joaquim Magalhães, Largo da Maçonaria e Estradas do Monteiro, do Lameirão, Sete Riachos e Tingui. Somadas, as obras representam mais de R$750 milhões em investimentos e reorganizam o sistema viário de Campo Grande, Santíssimo e Paciência.

O conjunto de ações tem como objetivo criar novas rotas, melhorar a fluidez, reduzir tempos de deslocamento e garantir mais segurança e conforto para motoristas e pedestres. Os investimentos iniciados em 2023 terão continuidade pelos próximos anos, transformando Campo Grande em um bairro mais moderno, conectado e acessível.

Categoria:

  • 6 de novembro de 2025
  • Marcações: anel viário de campo grande Campo Grande obras