Foto: Richard Casas/GVG
Ao lado da vice-governadora Marilisa Boehm, e do prefeito, Daniel Pontes da Cunha, o diretor-presidente da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), Edson Moritz, assinou a ordem de serviço autorizando o início das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do município. O ato representa um presente para o município que está completando 64 anos.
A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira, 5, no Plenário da Câmara de Vereadores, com a presença de autoridades locais e estaduais.
Com investimento previsto de R$ 98 milhões, garantidos junto ao Banco Europeu de Investimento (BEI), o empreendimento é uma das maiores obras de infraestrutura da história do município.
“Estamos dando um passo decisivo para o futuro de Barra Velha, a implantação da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário. É saúde pública, é respeito ao meio ambiente, à praia, ao mar, ao turismo e ao desenvolvimento sustentável”, disse a vice-governadora Marilisa Boehm.
“Quero aqui destacar algo que o governador Jorginho Mello repete sempre e que nos guia diariamente, o Estado existe para cuidar das pessoas. E é exatamente isso que estamos fazendo aqui hoje em Barra Velha, cuidando das pessoas, da saúde, do meio ambiente e do futuro”, complementou.
“Esse é o presente mais importante que Barra Velha poderia receber, porque não existe turismo sustentável sem saneamento básico. É um investimento que coloca Barra Velha em outro patamar. Que vai garantir qualidade de vida e valorização imobiliária para uma das cidades que mais cresce em termos populacionais em Santa Catarina, e agora vai crescer ainda mais”, enfatizou o prefeito de Barra Velha, Daniel Pontes da Cunha.
“Estamos trazendo para Barra Velha saúde para quase 11 mil pessoas. Significa também valorização dos imóveis, dos negócios, dignidade. Uma obra financiada com a credibilidade do Banco Europeu de Investimento, que vai levar coleta e tratamento de esgoto para milhares de famílias, com tecnologia de ponta”, disse o diretor-presidente da CASAN.
Nesta primeira etapa a infraestrutura vai beneficiar o Bairro Itajuba, um dos maiores e mais importantes do município. O consórcio selecionado em licitação internacional será responsável pela implantação de 52 quilômetros de rede coletora, cinco Estações Elevatórias de Efluentes e uma Estação de Tratamento de Esgoto com vazão de 50 litros por segundo. Aproximadamente seis mil moradores serão atendidos, com capacidade para que o atendimento seja ampliado para mais de 10 mil, beneficiando também visitantes do balneário.
