Ícone do site PROKURA

Mostra de Dança das Escolas Municipais de João Pessoa reúne alunos de 23 unidades de ensino

A Mostra de Dança das Escolas Municipais de João Pessoa apresentou, na tarde desta terça-feira (9), mais uma de suas edições, contando, desta vez, com a participação de 460 alunos de 23 escolas da Rede Municipal de Ensino. O evento, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), aconteceu no Teatro Sesc Centro e trouxe o estilo livre da Dança Contemporânea, que emocionou uma plateia lotada, formada por familiares, professores, alunos, gestores e demais profissionais da comunidade escolar.

No palco, 23 grupos formados por meninas e meninos de diferentes idades. Vestidos com figurinos de formas e cores variadas, se apresentaram, dançando por três minutos. Em foco, sob a luz dos refletores, ao fim de cada apresentação, receberam os aplausos afetuosos de um público emocionado.

Nas palavras de Fernanda Albuquerque, diretora da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise), a Mostra de Dança é o momento ápice de um trabalho que começa no início do ano, com a formação dos professores, normalmente das áreas de Artes e Educação Física. “A partir desta formação, os educadores replicam o conhecimento adquirido a seus alunos através de aulas de dança que são ministradas nas próprias escolas”, explicou.

A gestora da Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Alencar, Cleide dos Santos, diz que é a primeira vez que participaram da mostra. “Os alunos estão felizes da vida em participar do evento. Além disso, a gente sente uma mudança no comportamento deles no convívio diário, e, também, o interesse em participar das aulas e outras atividades da escola”, disse.

Para a professora de Educação Física, Renata Nunes dos Santos, da Escola Virginius da Gama e Melo, para além de auxiliar o interesse dos alunos pelas atividades escolares, participar da Mostra de Dança é uma excelente oportunidade para as crianças conhecerem a estrutura de um teatro, desde a plateia até as coxias.

“Eles têm a oportunidade de estar em um palco, de se apresentar para um público grande, em meio a todo aparato técnico que o espaço oferece. É muito importante essa vivência, essa experiência”, afirma Nunes.

Uma de suas alunas, Sandi Soares, do 3º ano, disse que foi a primeira vez que esteve “em um lugar como este, em um teatro”. E com um grande sorriso no rosto, a menina de 8 anos, fez questão de posar para a foto, com seu figurino de bailarina, ao lado de seus colegas. “Eu gostei muito da dança, das palmas e do troféu”, revelou.

Segundo a diretora da Divisão de Educação Física, Fernanda Albuquerque, a dinâmica da Mostra de Dança das Escolas Municipais não é de cunho competitivo. “Os alunos apresentam suas coreografias no palco, não havendo perdedores. Todos são vencedores, merecedores de troféu”, afirmou.

Sendo assim, cada grupo que se apresentou, recebeu das mãos de Albuquerque, um troféu simbolizando todo o trabalho realizado no correr do ano, seja pelos alunos, bem como pelos professores e gestores.

A Mostra de Dança das Escolas Municipais de João Pessoa teve início em 2003, ainda no primeiro mandato do prefeito Cícero Lucena. Com seu retorno à gestão da Capital, em 2024, a Mostra de Dança foi retomada e segue no intuito de formar crianças e adolescentes no campo das artes e da cultura.

Sair da versão mobile