O trabalho social realizado pela Prefeitura de João Pessoa através da Secretaria de Habitação (Semhab) conseguiu mais uma vitória nesta terça-feira (9). Foi a doação de próteses dentárias a moradoras do Residencial Vista Alegre. A iniciativa é resultado de uma parceria público-privado, que objetiva resgatar a autoestima dessas mulheres, que terão motivos a mais para comemorar nesse fim de ano.
A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, explicou que a equipe técnica e social da Semhab, que acompanhou os moradores, observou que algumas mulheres estavam com a arcada dentária com problemas, o que prejudicava a autoestima, e resolveu ajudar. “Elas [as mulheres] foram levadas ao Centro Odontológico de Mangabeira, onde fizeram um tratamento dentário e três delas precisavam de uma prótese nova”, contou
A iniciativa foi da assistente social Cláudia Gouveia, que conseguiu apoio da Clínica Odontológica Leblanc. Os dentistas Tâmara Maia Gurgel e Eduardo Gurgel doaram as próteses, que foram fabricadas pela protética Janaína Amorim. “Nós agradecemos pela doação e pelo reconhecimento da importância do trabalho social feito pela Prefeitura dentro dos residenciais e, principalmente, pelo resgate da autoestima dessas mulheres, que são pessoas humildes que não teriam condições de fazer esse procedimento sem essa parceria público-privado”, ressaltou Socorro Gadelha.
A odontóloga Tâmara Gurgel disse que conhece a importância do trabalho social feito pela Prefeitura e ao tomar conhecimento da situação dessas mulheres, resolveu fazer a doação das próteses, que além de resgatar a autoestima delas com o sorriso mais bonito ainda vai facilitar a mastigação. “Quando eu fiquei sabendo do projeto de tratamento dentário e da situação dessas mulheres e a necessidade delas, pensei numa maneira de ajudá-las a conquistar um sorriso mais bonito, que dá vida nova a essas donas de casa que passaram a vida cuidando da família”, comentou.
A dona de casa Elísia Ferreira foi uma das beneficiadas. “Vou sorrir muito nesse Natal e final de ano, pois fiquei muito feliz com o presente”, conta.
Helena Hercília Rodrigues é outra dona de casa que também vai sorrir sem parar neste final de ano. Ela contou que estava precisando de uma prótese há muito tempo, mas não tinha condições de comprar. “Graças a Deus encontrei a ajuda de dona Cláudia Gouveia, que levou a gente para um tratamento dentário em Mangabeira. Agora vou mastigar melhor, vou rir muito e fiquei mais bonita. Só tenho que agradecer a Deus, a Semhab e a doutora Tamara Gurgel”, frisou.
Solange Filipe Soares disse que ganhou vida nova e que teve a autoestima renovada. “A prótese que tinha era bastante antiga e não usava porque não servia. Agora vou voltar a mastigar melhor os alimentos e ficar mais bonita, com um sorriso mais radiante”.
