Na semana passada (02/12), a RioFilme anunciou o investimento de R$5,3 milhões para os editais de: Curtas-metragens, Ações locais, Mostras e Festivais de Cinema e Apoio a Participação em Mostras e Festivais Internacionais. Todos os editais da segunda parte do Programa de Fomento, inclusive o de Jogos Eletrônicos, estarão disponíveis para Consulta Pública entre 16 de dezembro próximo e 31 de janeiro de 2026. Como vem fazendo todos os anos, a RioFilme promove a participação do setor na elaboração de sua política de fomento, por meio do diálogo direto com representantes da indústria audiovisual carioca e das colaborações realizadas durante a Consulta. A RioFilme receberá e analisará todas as colaborações do setor enviadas pelo e-mail: [email protected], a partir da data de abertura da consulta pública (16/12), até às 23:59 de 31/01
Entre 2022 – quando a RioFilme incluiu o segmento de games em seu Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca – e 2025, a empresa da Prefeitura financiou 23 projetos de Jogos Eletrônicos, por meio de um investimento de R$3,350 milhões. Os valores beneficiaram cinco projetos nas linhas de Produção de Jogos Eletrônicos e 14 no segmento de Produção de Protótipos Jogáveis.
A soma dos recursos revela que a Prefeitura investiu nos últimos três anos R$3,7 milhões em jogos eletrônicos, fomentando uma das indústrias que mais crescem no mundo. O total movimentado a partir da soma dos investimentos privados resultantes deste investimento público da RioFilme é de R$5,862 milhões, que impactaram a economia criativa do município, formando profissionais, criando novos postos de trabalho e potencializando o soft power carioca no mundo.
Rio de Janeiro se destaca como o melhor lugar do Brasil para se investir em games
Em um estudo recente promovido pelo SEBRAE nacional para a avaliação da indústria de games no Brasil, divulgado durante um evento no Rio Grande do Sul, o estado do Rio se destacou como o melhor lugar do país para se empreender em Games. A pesquisa foi dividida em seis eixos, dos quais o Rio pontuou com nota máxima (4 de 4) em quatro deles: Acesso a Capital e Fomento – conquistando o conceito de “avançado” no acesso a recursos; Formação e Talento; Comunicação e Mercado; e Governança e Articulação. Reafirmando a importância dos programas de fomento público para o setor nos resultados obtidos.
A cidade do Rio, polo do segmento no estado, tem investido justamente nas áreas que foram mais bem pontuadas no estudo do SEBRAE, ampliando o acesso aos recursos por meio dos editais e do diálogo com o setor na construção das linhas de investimento; apoiando programas de mentoria para a formação e qualificação de novos profissionais e formulando políticas públicas pensadas para um mercado em expansão.
Estúdios cariocas, parceiros da RioFilme, se destacam em premiações
Em janeiro de 2024, a Prefeitura inaugurou a Arena Gamer, primeira arena pública da América Latina dedicada a jogos eletrônicos. O espaço fica dentro da Nave do Conhecimento do Engenhão, Zona Norte da cidade, e faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Coordenadoria de Games e-Sports, da Secretaria da Casa Civil. O espaço, que é disponibilizado gratuitamente para eventos gamers e lançamentos de jogos, já registra mais de cem eventos desde a sua inauguração, que contaram com a presença de cinco mil pessoas. A Arena, que conta com estúdio de podcast, tem se firmado como um equipamento flexível que atende toda a cadeia da economia criativa.
Recentemente a Arena Gamer sediou a segunda edição do “Brasil tá pra game”, evento promovido pela Embratur em parceria com a Abragames, que distribuiu R$190 mil em prêmios para jogos que promovam o turismo e a cultura brasileira. Dentre os três jogos vencedores, dois foram realizados por estúdios que receberam recursos da RioFilme nos últimos editais. E dos dez jogos finalistas, nove eram do estado do Rio.
No começo deste ano, o demo do jogo The Light of the Darkness: ORIGINS, desenvolvido por profissionais que passaram por uma mentoria apoiada pela RioFilme, a MenthorHUB, obteve imenso sucesso comercial, firmando parceria com empresas do Vale do Silício.
São resultados que sublinham a importância das políticas públicas para conectar e formar talentos, inovar em modelo de negócios e apoiar o lançamento global de jogos independentes.
