Retrospectiva 2025: Porto de São Francisco tem investimentos históricos, crescimento e reconhecimento nacional

Foto: Divulgação / PSFS

Avanços na infraestrutura operacional, investimentos milionários e reconhecimento nacional marcaram 2025 no Porto de São Francisco do Sul. Ao longo do período, o terminal avançou em projetos de infraestrutura, como a dragagem da Baía da Babitonga, e melhorias na segurança portuária, nos acessos e na logística, além de registrar crescimento na movimentação de cargas.

As ações adotadas também resultaram em reconhecimento e prêmios nas áreas de gestão, desempenho e meio ambiente.

Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, 2025 foi um ano emblemático, não apenas pelo fato de o terminal ter completado 70 anos, mas também pelos ótimos resultados obtidos em benefício de toda a comunidade portuária. “Nos últimos 12 meses foram investidos R$ 43 milhões em infraestrutura, com melhorias na área de tecnologia, na infraestrutura aquaviária e nos acessos terrestres, além da capacitação do nosso corpo funcional. O governador Jorginho Mello colocou a logística portuária como prioridade e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, salienta.

“Ainda tivemos a honra de sermos um dos três melhores portos, em termos de gestão, reconhecidos pelo Ministério dos Portos durante premiação em Brasília”, lembra, acrescentando que em outubro teve início a maior obra de dragagem de aprofundamento já realizada no Complexo Portuário da Babitonga, com investimentos de R$ 333 milhões. “Essa obra vai mudar a cara da logística catarinense, consolidando Santa Catarina como um importante protagonista na movimentação de cargas em nosso país”.

1 – Dragagem inédita marca novo capítulo no Complexo Portuário da Babitonga

No início de outubro foi iniciada a dragagem da Baía da Babitonga. A obra de R$ 333 milhões é considerada a maior obra de dragagem da atualidade e prevê o aprofundamento de 14 metros para 16 metros do canal de acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá, possibilitando a entrada de navios maiores.

Parte dos sedimentos dragados está sendo utilizada para o engordamento de 8 quilômetros da Praia de Itapoá, ao lado do canal, no que é considerada a maior obra de engordamento de praia da história do país, em extensão. Os trabalhos têm previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026.

A obra foi viabilizada por meio de uma parceria inédita entre os portos de São Francisco e Itapoá. Pela primeira vez no Brasil, um porto público firma contrato com um porto privado para a realização de uma obra desta natureza: o porto público de São Francisco aportará R$ 33 milhões e o terminal privado Itapoá, R$ 300 milhões.

O investimento privado deve ser devolvido até 2037. O ressarcimento para Itapoá será em cima do adicional de tarifas portuárias geradas pelo acréscimo no número de navios que atracarem em Itapoá e pelo aumento no volume de carga movimentada, a partir da conclusão da obra de aprofundamento.

O aumento da profundidade do canal de 14 para 16 metros, permitirá a atracação de embarcações com até 366 metros de comprimento. Assim, a Baía da Babitonga se torna o primeiro complexo portuário do Brasil com capacidade para receber navios desse porte, com carga máxima. Também é a primeira vez no Brasil que os sedimentos de uma dragagem portuária serão destinados ao alargamento de uma praia.

2 – Começa a derrocagem de pedra submersa no Porto de São Francisco

Uma obra aguardada há décadas pela comunidade portuária foi iniciada em 2025 no Porto de São Francisco: a retirada de uma enorme rocha, próximo a um dos berços de atracação de navios.
O trabalho para remover o afloramento rochoso de 370 m³, equivalente ao tamanho de cinco contêineres, tem um custo de R$ 12 milhões.

A pedra se encontra a 10,5 metros de profundidade, entre os berços 101 e 102. Com a remoção, busca-se alcançar a profundidade de 14 metros nesse local, já que atualmente as embarcações têm que fazer uma manobra extra no momento da atracação, o que aumenta os custos.

A derrocagem usa métodos mecânicos de alta precisão, sem o uso de explosivos. Martelos de fundo e rompedores hidráulicos fragmentam a rocha submersa e uma escavadeira hidráulica remove o material. Esta técnica minimiza o impacto ambiental e garante a segurança de toda a operação.

Em razão da grande movimentação de grãos no berço 101, a obra está sendo executada em duas etapas. Na primeira, que ocorreu no início do ano, foram feitas perfurações na rocha. Neste final de ano, os trabalhos foram retomados, com previsão de conclusão nos primeiros meses de 2026.

3 – Inédito no Brasil: Ibama aprova plano ambiental integrado do Complexo Portuário

O Ibama aprovou o Plano de Monitoramento Ambiental Integrado (Pmai), que prevê ações conjuntas dos quatro terminais portuários localizados na Baía da Babitonga, no Norte catarinense. A iniciativa é inédita no Brasil e envolve o porto público de São Francisco do Sul, o Terminal Santa Catarina (Tesc), o Porto de Itapoá e o Terminal de Granéis de Santa Catarina (TGSC).

O programa tem como objetivo principal o cuidado prioritário com a flora e fauna na Baía da Babitonga, que abriga a maior formação de manguezais de Santa Catarina, além de ser berçário para inúmeras espécies ameaçadas de extinção, como meros e toninhas.

Até agora, cada terminal do Complexo Portuário da Babitonga tinha um programa ambiental próprio. A partir de 2025, há uma ação ambiental conjunta dos quatro terminais, seguindo metodologias científicas para a implantação de 17 programas, que incluem a proteção e monitoramento constante da qualidade da água, do ar e dos efluentes líquidos da Baía da Babitonga, além da preservação da fauna e flora. Segundo o Ibama, o Pmai servirá como referência para os empreendimentos portuários de todo o país.

4 – Tempo de espera dos navios de fertilizantes no Porto cai 60%

O Porto de São Francisco reduziu em 60% o tempo de espera das embarcações para o descarregamento de fertilizantes em 2025. O resultado foi obtido graças à edição de uma norma interna da diretoria do Porto, em abril, a pedido do governador Jorginho Mello, que deu preferência de atracação para os navios com fertilizantes, num dos berços do terminal.

Assim, de acordo com os dados mais recentes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o tempo de espera, que em março chegava a 29 dias, diminuiu para 12 dias, em média nos meses seguintes. Com essa mudança, o terminal portuário ficou mais rápido para desembarcar navios de fertilizantes que os demais portos da região.

Até o mês de novembro, o desembarque de fertilizantes pelo porto do Norte catarinense alcançou 3 milhões de toneladas, o que representa 7% do total importado pelo país. O produto, que é utilizado para melhorar a produtividade e a qualidade da agricultura, tem como principais provedores a Rússia, Canadá e China, além de Estados Unidos e Marrocos. O restante dos fertilizantes é originário de países do Oriente Médio, como Israel, Omã, Arábia Saudita e Irã.

5 – Investimentos do Porto

Buscando melhorar a infraestrutura e agilizar a movimentação de cargas, o Porto realizou diversos investimentos ao longo do ano que alcançaram R$ 43 milhões. A dragagem de aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga e a dragagem de manutenção foram os maiores valores, somando R$ 25 milhões. Já a derrocagem da rocha no Berço 101 teve investimento de R$ 5,1 milhões, até o momento. A recuperação do Corredor de Exportação custou R$ 6 milhões e os investimentos em Segurança do Trabalho, outros R$ 5 milhões.

6 – Movimentação de cargas aumenta 4% até novembro

O Porto de São Francisco do Sul registrou movimentação de 1,58 milhão de toneladas de cargas em novembro de 2025. Do total, 935 mil toneladas correspondem às exportações e 647 mil toneladas às importações.

Nas exportações, os principais produtos foram milho, com 470 mil toneladas, e soja, com 456 mil toneladas. Nas importações, destacaram-se bobinas de aço, com 351 mil toneladas, e fertilizantes, com 257 mil toneladas.

Em comparação com novembro de 2024, quando a movimentação foi de 1,175 milhão de toneladas, houve aumento de 34,5%.

No acumulado de janeiro a novembro de 2025, o Porto movimentou 16,5 milhões de toneladas. No mesmo período de 2024, o total foi de 15,9 milhões de toneladas, o que representa crescimento de cerca de 4%.

A projeção indica que até o final de 2025 a movimentação deverá ultrapassar o total registrado em 2024, quando foram movimentadas 17 milhões de toneladas, configurando um novo recorde histórico na movimentação de cargas do Porto.

7 – São Francisco recebe diversos prêmios nacionais e internacionais

O Porto de São Francisco foi premiado na cerimônia ‘Portos + Brasil’, realizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília, em agosto. O terminal foi reconhecido na categoria “Melhores notas do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (Igap)“, ficando em terceiro lugar entre os 31 portos públicos do país.
Por meio do Igap, o Ministério de Portos analisa um ranking das autoridades portuárias de todo o Brasil, avaliando 30 índices, como desempenho de gestão e governança, transparência na publicação de informações e capacidade de concretizar investimentos, além da qualidade da gestão ambiental, entre outros.

Já em junho, o Porto também recebeu menção honrosa em premiação nacional, relacionada à responsabilidade ambiental pelo uso de sedimentos da dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga para o engordamento da Praia de Itapoá.

O projeto foi um dos seis premiados no “Prêmio Portos e Navios de Responsabilidade Socioambiental”, entre 34 inscrições de todos os terminais portuários do Brasil. A premiação aconteceu no Rio de Janeiro durante o Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente.

Já no Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport), realizado em Florianópolis, em novembro, o terminal ficou em segundo lugar em “Melhor Desempenho ESG (Ambiental, Social e Governança) dos Portos Públicos”. O prêmio analisou 58 indicadores relacionados às práticas, ações e resultados da Autoridade Portuária em 2024, principalmente relativos à sustentabilidade.

Na modalidade “Melhor Relato Técnico”, o trabalho científico sobre a dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga e o uso dos sedimentos para o engordamento da Praia de Itapoá, produzido pela Gerência de Meio Ambiente, obteve o segundo lugar.

8 – São Francisco é um dos três portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001

O Porto de São Francisco atende a todos os requisitos estabelecidos para a Certificação ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e 14001 (Gestão Ambiental). A conclusão foi da empresa ONC Certificação, que realizou uma auditoria completa nos diferentes setores do terminal portuário em julho.

O Porto conquistou as certificações ISO em 2022, o que possibilitou o ingresso no seleto grupo dos três portos públicos certificados – os outros são o Porto do Itaqui (MA) e o Porto de Suape (PE). Nos dois anos seguintes, após auditorias externas, foram renovadas as manutenções. Na metade do ano, novamente, o Porto foi auditado e todos os requisitos das certificações ISO foram aprovados.

9 – Segurança Portuária de São Francisco atende às normas internacionais

O Plano de Segurança Portuária do Porto de São Francisco foi aprovado pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos). Como consequência, o órgão emitiu a Declaração de Cumprimento do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês), que foi publicada em fevereiro.

A Declaração é uma certificação internacional, concedida pela União, atestando que o Porto atende a todas as exigências de segurança exigida para controle de acessos e monitoramento das instalações. Para obter a certificação, que estava cassada desde 2021, o Porto realizou, nos últimos dois anos, o maior investimento em segurança da informação da sua história: R$ 25 milhões.

Uma das principais obras de modernização foi o novo sistema de monitoramento e controle de acesso ao Terminal Graneleiro, responsável pelo armazenamento de soja e milho. No local foram instaladas 12 câmeras de leitura de placas de caminhões e identificação de cada vagão de trem que leva carga ao Porto, por meio do Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR). O sistema permite a conexão online com a Receita Federal para o envio das informações das diferentes cargas.

O controle de acesso ao Terminal Graneleiro também foi modernizado, com quatro novos equipamentos que identificam os caminhoneiros por meio da biometria digital, além da automação dos portões. Foram colocadas, ainda, 111 novas câmeras para o aprimoramento do Circuito Fechado de Televisão (CFTV).

10 – Melhorias no acesso ao Porto

O Porto está conduzindo uma intervenção viária para melhorar o acesso ao terminal, com a implantação de duas novas faixas na BR-280, nas proximidades do complexo portuário. O projeto prevê a construção de 1,4 mil metros de duas novas pistas, a partir do quilômetro zero, frente à entrada do Tesc.

Objetivo é melhorar o fluxo de caminhões nos acessos ao Porto de São Francisco do Sul e otimizar a movimentação de cargas. A obra tem custo estimado de R$ 12,5 milhões, custeado com recursos do próprio terminal portuário. A execução da obra está prevista para durar 10 meses.

O projeto foi elaborado pelo Sindicato dos Operadores Portuários e já conta com autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Ministério dos Portos, Aeroportos e Ferrovias.