Ícone do site PROKURA

Cícero Lucena acompanha início das matrículas para alunos novatos da Rede Municipal de Ensino

O prefeito Cícero Lucena esteve, na manhã desta terça-feira (13), na Escola Municipal Virginius da Gama e Melo, no bairro Mangabeira, para acompanhar o início das matrículas para alunos novatos da Rede Municipal de Ensino. A Prefeitura de João Pessoa abriu as inscrições, às 8h, de forma presencial e on-line através do link: https://matriculasim.pontoid.com.br. Em apenas uma hora, foram registradas 2.300 matrículas.

“Nós estamos tendo a felicidade de não ter mais filas nas nossas escolas. Todos os alunos que já estudavam na escola automaticamente foram matriculados neste ano, e estamos acolhendo os novos alunos. Já temos quase 80 mil alunos, quase 10% da população de João Pessoa hoje estuda na rede municipal, e iniciamos as matrículas para os novatos. Elas podem ser feitas de forma virtual, como também presencial, porque as escolas estão acolhendo os pais”, afirmou Cícero Lucena.

A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), América Castro, ressaltou a qualidade das escolas públicas municipais e informou que as matrículas seguem até o dia 27 de janeiro. “A gente tem hoje na rede 77 mil vagas em 205 unidades. Destas, 70 mil já estão ocupadas pelos nossos veteranos e a gente tem 7 mil para acolher esses novos alunos até o dia 27.

A gente espera e convida os pais para conhecerem as nossas escolas, porque fazemos um trabalho bacana, trazendo salas Google, salas Maker, todo um aparato que a gente sabe que dá auxílio e suporte para os profissionais da rede, mas também para os alunos que estão nela para aprender”, destacou a secretária.

Quem chegou cedo para garantir a vaga da filha na Escola Municipal Virginius da Gama e Melo foi a dona de casa Maria das Graças Rodrigues. Ela é mãe de Nicole, de 13 anos. “Assim que vi no jornal, fiz questão de vir até a escola. Primeiro porque é a mais próxima da minha casa e segundo porque já tem a filha de uma colega que estuda aqui e disse que o colégio é excelente, com ensino de boa qualidade”, disse.

Outra mãe que estava ansiosa para conseguir uma vaga na escola foi a Raiane Lima. “Eu moro aqui do lado e preferi vir pessoalmente para conseguir a vaga da minha filha Gabriele, de 10 anos. Me mudei recentemente e quando passei e vi a estrutura da escola, fiquei surpreendida. Estou animada para conseguir que ela estude aqui”, relatou.

Aplicativo – Caso o pai, mãe ou responsável tenha dificuldade em acessar o link das matrículas, os mesmos poderão acessar o app ‘João Pessoa na Palma da Mão’ ou se dirigir a uma unidade escolar onde receberão ajuda das equipes da Sedec.

Cadastro de solicitação – Ao preencher o cadastro, a mãe, pai ou responsável terá três opções de escolha de unidades de ensino. O aluno poderá ter a sua vaga imediatamente garantida se houver vaga na unidade educacional pretendida como primeira opção. Neste caso, após confirmação da matrícula no site, a família terá até cinco dias para concluir e consolidar a matrícula diretamente na escola. Em caso de não ter a vaga na unidade educacional pretendida, constará, no protocolo, a mensagem ‘Aguardando vaga’.

Categorias – No site constam três categorias para cadastro de solicitação de matrículas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Infantil (creche e pré-escola) e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), considerando a proximidade das unidades educacionais. Ao final do cadastro, o candidato receberá a mensagem informando: “Cadastro realizado”, além do número de protocolo.

Documentação – Será necessário no ato da confirmação da matrícula, na escola, a certidão de nascimento ou RG e CPF do estudante ou dos pais; comprovante de residência; cartão do SUS; cartão de vacinação; além da declaração de escolaridade ou histórico escolar.

Matrículasim’ – No site, consta um vídeo explicativo sobre as matrículas, consultar as unidades escolares, consultar cadastro, consultar fila de espera e agendar atendimento presencial. Também é possível encontrar a opção solicitar vaga, protocolos da matrícula on-line e alteração de dados.

Central de atendimento – A Secretaria de Educação disponibiliza uma central de matrículas para consultas, informações e atendimento à população, por meio do Whatsapp: (83) 99827-1365 e (83) 99827-0721.

Sair da versão mobile