SONORA – Tempo seco gera preocupação com incêndios em vegetação no estado e bombeiros alertam para para os principais cuidados

Com a chegada do outono e o tempo seco em Santa Catarina, aumentam os riscos de incêndios em áreas de vegetação. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforça a importância da prevenção e da conscientização para evitar esse tipo de ocorrência, que coloca em risco o meio ambiente, o patrimônio e a vida de pessoas e animais.

As ocorrências são classificadas como incêndio florestal, em vegetação ou em terreno baldio. Todas envolvem fogo em áreas abertas e, em sua maioria, são provocadas pela ação humana, seja de forma intencional seja por descuidos, como jogar bitucas de cigarro acesas em áreas secas ou acender fogueiras sem os devidos cuidados.

O presidente da Coordenadoria de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do CBMSC, tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Junior, alerta para o fato de que um simples descuido pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente, à fauna, à flora e até colocar vidas humanas em risco:

SONORA