Feirões de emprego em diversos municípios já atenderam mais de 3,5 mil trabalhadores, com 9 mil encaminhamentos para o mercado de trabalho – Foto: Divulgação/SineSC
O Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina (Sine/SC), gerido pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos), já realizou mais de 20 feirões de emprego nos municípios catarinenses ao longo de 2025. O alto volume de eventos para recrutar trabalhadores busca atender a elevada demanda do setor produtivo e o aquecimento do mercado de trabalho. Conforme o IBGE, Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do país, com 2,2%, o menor percentual da série histórica.
“Apesar do cenário desafiador a nível internacional, Santa Catarina vive um momento muito positivo na sua economia, com aumento da produção e alta na geração de empregos. Para auxiliar as empresas e os trabalhadores, o Governo do Estado tem investido em feirões de emprego a fim de aproximar empregadores e empregados. Como a demanda é alta, ações mais robustas são necessárias”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck. Atualmente o Sine tem quase 10 mil vagas de emprego disponíveis.
9 mil encaminhamentos para vagas de emprego
Desde o início do ano, todas as regiões catarinenses receberam ações de emprego realizadas pelo Sine Santa Catarina ou com participação do órgão. Entre as cidades, por exemplo, estão Florianópolis, São José, Tubarão, Laguna, Joinville, Guaramirim, Joaçaba, Herval d’Oeste, Timbó, Curitibanos, Capivari de Baixo, Forquilhinha, Garopaba e Porto Belo. Somente nessas ações o Sine atendeu mais de 3,5 mil pessoas e realizou cerca de 9 mil encaminhamentos de trabalhadores para vagas de emprego (cada trabalhador pode receber até três encaminhamentos).
Os feirões são estratégicos porque as empresas podem realizar entrevistas no próprio local, agilizando as contratações. Os eventos são realizados em locais de fácil acesso, com horário ampliado, inclusive aos sábados. O Sine ainda conta com um ônibus, o Sine Móvel, para facilitar o atendimento em praças e locais abertos.
Em cada município, os feirões têm mobilizado centenas de trabalhadores. Além do volume de atendimentos, o Sine aposta na diversidade das parcerias. Os feirões têm contado com o apoio de prefeituras, CDLs, entidades de classe, o Tribunal de Justiça, o CIEE, bem como organizações sociais. Isso contribui para que as oportunidades cheguem a diferentes perfis de trabalhadores.
“O Sine está presente de ponta a ponta em Santa Catarina, garantindo que cada cidadão tenha acesso às oportunidades do mercado de trabalho. Esse esforço conjunto do Governo do Estado e de nossos parceiros têm feito com que Santa Catarina se mantenha entre os líderes nacionais em empregabilidade. Nosso compromisso é seguir ampliando esse alcance, fortalecendo empresas e garantindo renda para as famílias catarinenses”, afirma Silvio Dreveck.