Alunos da Rede Municipal de João Pessoa se classificam para etapa nacional do ‘Prêmio MPT na escola’

Alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa foram vencedores da etapa estadual do ‘Prêmio MPT na Escola 2025’, que traz como tema ‘A escola no combate ao trabalho infantil’. Os alunos da Escola Municipal Joacil de Brito Pereira venceram na categoria ‘Música’ e se classificaram para a etapa nacional. A solenidade de premiação aconteceu no auditório do Senac, no Centro, e contou a presença da secretária executiva de Educação e Cultura, Luciana Dias, que parabenizou os estudantes e as escolas.

“É com grande alegria e orgulho que parabenizamos os alunos, os professores e a equipe gestora das escolas que participaram do Prêmio do MPT. Os projetos premiados são exemplos inspiradores de como é possível unir o conhecimento, a sensibilidade social, promover os direitos, combater as injustiças, principalmente o combate ao trabalho infantil. Momento onde se trabalha de forma cultural e aprendendo que o lugar de criança é na escola. Então, parabenizamos especialmente aqueles estudantes protagonistas dessa ação pelo engajamento, como também a gestão escolar por saber liderar e incentivar que os estudantes participassem”, destacou Luciana Dias.

O prêmio é dividido nas categorias conto, desenho, música e poesia, com três grupos de diferentes temáticas e faixa escolar. O grupo 1 é formado por alunos do 4º e 5º anos; grupo 2 por alunos do 6º e 7º anos; e grupo 3 por estudantes do 8º e 9º anos.

No grupo 1, categoria música, a equipe vencedora da Escola Municipal Joacil de Brito é formada pelos alunos Antônio Samuel de Lima Dantas, Sophia Nicolly Soares Araújo, Gustavo Rodrigues Bento, Ana Sophia de Araújo Bernardo e Maria Heloísa Viana da Silva. A letra da música ‘Por que estou aqui’ foi construída em conjunto pelos alunos dos 4º anos. A música é um questionamento daquela criança que deve estar se questionando porque está trabalhando, quando quem deveria estar eram os adultos.

“Eu estou muito feliz com o resultado do projeto e com a premiação do MPT. Eu aprendi muito durante o projeto. Melhorei minha voz e aprendi sobre música e gravação. Quando deram o resultado, fiquei muito alegre e comemorei com meus amigos. Eu nem estava acreditando. Acho que esse projeto é muito importante porque nos ensina sobre os nossos direitos. O lugar de criança é na escola”, disse com alegria o aluno Gustavo Rodrigues Bento.

O trabalho dos alunos foi orientado pelo professor Renato Gomes Martins. “Essa vitória foi extremamente gratificante. Este é o terceiro ano que eu participo do projeto. No ano retrasado, a gente ficou em segundo lugar na etapa estadual e, dessa vez, a gente ficou em primeiro. Foi uma batalha que eu, enquanto professor, e nós, enquanto escola, travamos e estamos muito felizes nesse sentido. Essas crianças, além de extremamente talentosas, são excelentes alunos, participaram ativamente pesquisando, participando das aulas, dos debates, sensibilizando sobre o tema”, disse com orgulho o professor.

Confira as premiações por grupos

Grupo 1 – Música

1º lugar: Escola Municipal Joacil de Brito Pereira;

Música: ‘Por que estou aqui’;

Alunos: Antônio Samuel de Lima Dantas, Sophia Nicolly Soares Araújo, Gustavo Rodrigues Bento, Ana Sophia de Araújo Bernardo e Maria Heloísa Viana da Silva;

Professor orientador: Renato Gomes Martins;

Coordenadora do projeto: Elita Brito dos Santos.

Grupo 1 – Conto

2º lugar: Escola Municipal Ativa Integral (Emai) Rotary Francisco Edwar de Aguiar;

Aluna: Layla Quirino dos Santos;

Professora orientadora: Lucimery Vieira Mendes;

Coordenadora do projeto: Maria Clara Gomes de Araújo.

Grupo 1 – Desenho

3º lugar: Escola Municipal Lions Tambaú;

Alunos: Gabriel Alexandre Gomes da Silva e Levi Eliel Martins Gomes;

Título: ‘Crianças trabalhando: sonhos distintos’;

Professora orientadora: Myllena Cristina de Araújo Bezerra;

Coordenadora do projeto: Thélia Priscilla Paiva de Azevedo.

Grupo 3 – Poesia

2º lugar: Escola Municipal General Rodrigo Otávio –Título: ‘O apreço pela vida’;

Aluno: Matheus Ferreira de Melo;

Professora orientadora: Giulliana Silva de Vasconcelos;

Coordenadora do projeto: Selma Cristina do Nascimento Rufino;

Coordenadora local do projeto: Alcilene da Costa Andrade.