Porto de São Francisco assegura proteção ao meio ambiente durante dragagem
novembro 21, 2024
A preservação da fauna marítima da Baía da Babitonga está recebendo atenção prioritária durante as obras de dragagem que estão acontecendo no canal de acesso ao Porto de São Francisco do Sul.
Para garantir essa proteção, está sendo executado o Programa de Gestão Ambiental da Dragagem de Manutenção, composto por nove subprogramas.
Entre eles, destacam-se o monitoramento da turbidez das águas, a supervisão ambiental das atividades de dragagem e o gerenciamento adequado de resíduos e efluentes gerados pela operação da draga.
No âmbito do Subprograma de Supervisão Ambiental, um observador especializado acompanha as operações a bordo da draga belga Galileo Galilei.
O objetivo principal é garantir a proteção de espécies ameaçadas de extinção, como a toninha, o mero e o boto-cinza, além de preservar outras espécies marítimas e terrestres que habitam o estuário do Norte catarinense.
Além disso, os trabalhadores da draga receberam capacitação sobre práticas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais na região.
Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, essas ações refletem o compromisso do terminal com a preservação ambiental e a sustentabilidade das atividades portuárias na Baía da Babitonga:
SONORA