O prefeito Cícero Lucena se reuniu, na manhã deste domingo (25), com representantes das quadrilhas juninas da Paraíba, e garantiu a intenção de realizar em João Pessoa, pelo quarto ano consecutivo, a edição de 2026 do Concurso Estadual de Quadrilhas da Paraíba. O prefeito afirmou que a gestão municipal garantirá todo o apoio e estrutura necessária para que mais uma edição do concurso que celebra as tradições juninas seja realizado no Busto de Tamandaré.
“Fiz questão de estar presente neste encontro para assumir o compromisso da gestão municipal de apoiar e fortalecer o concurso de quadrilhas juninas. Me coloco à disposição para que este ano o evento seja ainda maior, ampliando nosso apoio, para dar mais força e multiplicar as oportunidades de fortalecimento de nossas tradições, nossas raízes. Este trabalho estimula o surgimento de novas quadrilhas e estimula nossa economia, movimenta uma cadeia produtiva envolvida com este segmento que é muito importante para a nossa cultura”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.
O presidente da Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba (Fequajune PB), Genilson Félix, agradeceu a presença do prefeito e o apoio que a gestão dá para o movimento. “Temos representantes das entidades das quadrilhas juninas do Litoral ao Sertão aqui e o prefeito Cícero Lucena, que é amigo do movimento junino e abraça a nossa causa nos presenteando com aquela estrutura para que nosso festival seja realizado”, disse.
O deputado federal Mersinho Lucena falou de sua relação com o setor cultural e de entretenimento e garantiu buscar novos apoios na Câmara dos Deputados para fortalecer a tradição das quadrilhas juninas. “Temos um olhar especial para aqueles que fazem com que nossa arte permaneça viva e passe para novas gerações. Temos que ter este compromisso de fortalecer a nossa tradição e vamos buscar recursos em Brasília, novas parcerias para fazer este movimento ainda maior e que gere mais empregos e oportunidades para quem vive da cultura e da tradição das quadrilhas”, destacou.
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, afirmou que a entidade, há quase cinco anos, vem capacitando e qualificando as quadrilhas juninas e reestruturando os festivais. “Começamos no Almeidão e depois levamos para o Busto de Tamandaré uma estrutura qualificada para a realização do concurso e ficamos muito felizes de poder contribuir com este processo. Vamos potencializar e organizar mais um concurso em João Pessoa e estimular a capacidade criativa de nossas culturas populares porque compreendemos que o festival municipal e estadual tem potencial para atrair mais investimentos”, afirmou.
