Quer começar a escalar? 4 conselhos para iniciantes

Quer começar a escalar? 4 conselhos para iniciantes

fevereiro 23, 2022 0 Por Reis. Hugo

A escalada é uma atividade muito completa, que proporciona vários benefícios para todas aquelas pessoas que decidem praticá-la. Ela aumenta a força e a resistência muscular, fomenta o gasto de calorias, potencia a flexibilidade e ajuda a reduzir os níveis de estresse.

No entanto, assim como acontece com outras disciplinas, para quem se inicia neste maravilhoso mundo de subir por diferentes superfícies usando os braços e as pernas, o começo pode ser um pouco complicado devido à falta de técnica.

Começar a escalar tem seus segredos e não é tão fácil quanto realizar apostas esportivas em diferentes sites específicos. Porém, seguindo os conselhos adequados, você conseguirá ter um bom domínio dos movimentos para escalar de forma segura e efetiva.

Como iniciar na escalada? 4 dicas para amadores

Acha que escalar é quase impossível? Tem medo de sofrer lesões ou não conseguir atingir seus objetivos? Não se preocupe! Confira as seguintes recomendações e comece a escalar sem preocupações.

Prepare seu corpo para o exercício

É habitual que aquelas pessoas que se iniciam na escalada achem que os braços são a única parte do corpo que requer treinamento prévio, mas isto não é assim.

Para conseguir escalar é preciso ter força nas pernas e nos pés, pois as extremidades inferiores são as que aportam a potência necessária para o empurrar o resto do corpo.

Os escaladores que não possuem força suficiente nos pés e nas pernas estão obrigados a utilizar mais as extremidades superiores, o que provoca que se cansem mais e, dependendo do terreno onde estiverem escalando, que aumentem as possibilidades de escorregamento, colocando-se em perigo.

Portanto, faça um treinamento adequado para fortalecer as extremidades inferiores e garanta um bom desempenho na atividade.

Treine em muros de escalada

Antes de sair a escalar na natureza, o melhor é praticar em muros de escalada, já que oferecem um âmbito seguro para aprender as habilidades básicas da disciplina, sem correr riscos desnecessários.

Caso não tenha um muro de escalada perto de sua casa para treinar, procure um escalador com experiência e faça suas primeiras saídas junto com esta pessoa para aprender os movimentos básicos e as melhores técnicas para atingir o objetivo sem se colocar em problemas.

Utilize o equipo adequado

A escalada é uma atividade que possui um equipamento específico que facilita os movimentos de ascenso dos escaladores e lhes proporciona segurança e proteção frente a qualquer tipo de inconveniente.

Portanto, antes de se iniciar na escalada, é recomendável que você compre sapatilhas, capacete, cordas, cordeletes, mosquetões, cadeirinhas e freios, assim como também que saiba utilizar cada um deles, para que sua prática seja segura.

Confie em você mesmo

Embora seja uma atividade maravilhosa que ajuda a treinar o corpo de forma completa e nos conecta com a natureza, a escalada é uma prática que requer tomar cuidados específicos e possuir muita confiança em si mesmo.

A melhor forma de se sentir confiante é ser responsável com a própria segurança, pois até os escaladores mais experientes podem ter inconvenientes. Portanto, antes de subir, concentre-se nas medidas de proteção, não se distraia nem permita que ninguém converse ou faça alguma ação que possa colocar em risco as pessoas que vão escalar.

Foco, concentração e confiança são as claves de uma escalada segura e efetiva.